Assine

Veterinária dá dicas para manejo correto da alimentação dos gatos

É essencial oferecer o alimento específico para cada fase da vida do animal

A partir do momento em que se passa a ter um animal de estimação em casa, o tutor prioriza a compra de brinquedos, da casinha e de um alimento que atenda às necessidades de saúde do pet, porém, muitas vezes, acabam esquecendo de questionar sobre a quantidade correta da alimentação para cada espécie. 

racaofilhote
Filhotes precisam de um alimento que tenha alto
teor de proteína e gordura (Foto: reprodução)

Os gatos, por exemplo, são os que mais sofrem com essa conduta. “É muito comum os tutores não controlarem a quantidade oferecida de alimento ao gato. Por mais que o animal consuma pequenas quantidades ao longo do dia, é importante mensurar o volume fornecido para prevenir a obesidade e monitorar a ingestão alimentar”, explica a médica-veterinária da Hill’s Pet Nutrition (São Paulo/SP), Brana Bonder.

Outro erro comum, segundo a profissional, é deixar a caixa de areia na mesma área na qual se encontram as tigelas de água e comida. “Isso pode interferir no consumo alimentar do gato ou o animal pode, até mesmo, evitar de urinar no local, o que aumenta a chance de desenvolver doenças do trato urinário”, adiciona.  

Para garantir que o felino seja alimentado de uma forma correta, o indicado, de acordo com Brana, é oferecer o alimento específico para fase de vida em pequenas porções com quantidades mensuradas várias vezes ao dia. “Este manejo imita o comportamento natural de caça”, acrescenta a veterinária a ainda reforça que, em cada fase de vida, o animal possui diferentes necessidades nutricionais. “O gato filhote, por exemplo, precisa de um alimento que tenha maior teor de proteína e gordura, se comparado ao gato adulto. Essas particularidades devem ser respeitadas”, insere. 

Outro ponto que não deve ser esquecido é ofertar o alimento em tigelas/pratos rasos para que os bigodes não toquem as laterais. Além disso, o tutor não deve esquecer de fornecer água limpa e fresca. “Em casas multigatos, o ideal é que cada pet tenha sua própria ‘estação’ de água e alimento em local calmo”, discorre. 

Levando em consideração esse cenário, a Hill´s Pet Nutrition preza por equilíbrio nutricional em todas as fases de vida do gato. “Nossos alimentos têm complexo de antioxidantes com benefícios comprovados, ingredientes de alta qualidade e fácil digestão, que contribuem para a condição corporal ideal, manutenção da saúde da pele e pelagem brilhante”, finaliza. 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.