Assine

Simparic garante eficácia no combate de carrapatos, pulgas e sarnas

Evento de lançamento contou com cerca de 1500 profissionais convidados

Cláudia Guimarães, da redação

claudia@ciasullieditores.com.br

“O que vou contar para vocês é a história de um produto que nasceu no mercado americano neste ano, está nascendo no mercado brasileiro agora, mas que já é um grande sucesso e vocês irão entender o porquê”. Foi assim que o gerente Técnico da Unidade de Negócios de Animais de Companhia da Zoetis (São Paulo/SP), Alexandre Merlo, iniciou a cerimônia de lançamento do Simparic, novo antiparasitário contra pulgas, carrapatos e sarnas da empresa, no dia 10 de novembro, em São Paulo (SP).

Merlo fez um panorama rápido, para cerca de 1500 profissionais presentes, sobre uma pequena cidade dos Estados Unidos, chamada Kalamazoo, no estado de Michigan. Ele conta que o município é discreto, com pouco mais de 72 mil habitantes, mas que carrega grande importância para a Zoetis: “É nessa cidade que fica o principal centro de pesquisa e desenvolvimento da nossa empresa. É lá que estão os cientistas”, revela.

Estes cientistas, que já haviam desenvolvido produtos como Trocoxil, ProHeart e, também, os da linha dermatológica como Synulox, Convenia e, mais recentemente, o Apoquel, buscavam um antiparasitário novo que possuísse algumas características importantes. Os profissionais estavam à procura de um fármaco que fosse completo, ou seja, que protegesse os cães contra pulgas, carrapatos e todos os tipos de sarna. “Além disso, esses especialistas almejavam, também, resultado rápido, para proporcionar conforto para os cães e tranquilidade aos seus tutores”, conta. Algo seguro, que pudesse ser utilizado em filhotes, em cães de todas as raças e que permitisse o contato do animal com o proprietário logo após a administração era o ideal a ser alcançado, segundo Merlo. “E, por fim, queriam um produto que tivesse ação prolongada, mas, mais do que isso, algo que mantivesse a mesma qualidade de efeito desde o primeiro dia de administração até o último dia do período de proteção”, menciona.

merlo
Merlo também comenta que o Simparic pode ser oferecido a partir de oito semanas de vida do animal (Foto: C&G VF)

E foi assim que nasceu o Simparic: um comprimido mastigável, palatável e que conta com um estudo mostrando que 94% dos cães o aceitaram dentro de um minuto. Os animais apreenderam o comprimido, mastigaram e engoliram sem devolver. “Isso indica uma taxa de palatabilidade bastante alta”, salienta. Outra coisa importante citada pelo profissional é que o Simparic pode ser administrado em cães tão pequenos quanto 1,3kg. “Entre os comprimidos orais do mercado, este é o único que possui orientação para a menor faixa de peso. Os outros podem ser administrados a cães a partir de 2kg”, completa.

Durante a palestra, Merlo também comenta que o Simparic pode ser oferecido a partir de oito semanas de vida do animal, de qualquer raça, inclusive aquelas que são conhecidas por terem sensibilidade a lactonas macrocíclicas, como Pastor de Shetland, Border Collie, Sheepdog, entre outras. “Ele pode ser administrado em jejum ou com alimento e isso é uma vantagem, já que o efeito terapêutico vai ser exatamente o mesmo. Outro ponto a ser destacado é que a nossa recomendação é de oferecer o Simparic mensalmente. Entendemos que é mais fácil o proprietário se lembrar de realizar a administração em uma frequência mensal do que fazê-la a cada 40, 60 ou 90 dias. Isso melhora a qualidade da prevenção que é realizada”, garante.

Em suma, Simparic, como discorrido pelo gerente, é considerado eficaz por eliminar 100% dos parasitas (pulgas, carrapatos e sarnas), inclusive de espécies parasitárias que não existem no Brasil. “Isso é importante, porque o trânsito animal tem se intensificado. É interessante que o tutor esteja usando um produto que funcione caso o animal viaje, por exemplo, para os EUA, Austrália e Europa”, comenta. O recém-lançado começa a agir após três horas de administração e possui eficácia garantida por até 35 dias, mantendo a qualidade de efeito, como diz Merlo. “Caso, por alguma razão, o tutor esqueça-se de administrar no dia correto, a proteção contra pulgas e carrapatos se estende por mais cinco dias, ou seja, é uma flexibilidade para o tutor e, também, para o médico-veterinário”, insere.

pessoas
Mais de 1500 profissionais foram convidados para participar do evento de lançamento (Foto: C&G VF)

As embalagens podem ser encontradas contendo 5, 10, 20, 40, 80 ou 120mg e estão disponíveis no mercado em caixas com um ou três comprimidos. “Toda vez que trazemos um produto novo para o setor surgem questionamentos sobre o atual medicamento. Na verdade, é novidade no mercado, mas existe todo um período de desenvolvimento e, como fruto deste período, aparecem publicações científicas. Temos muito orgulho em dizer que a Zoetis é uma empresa que faz ciência e que estudos sobre os produtos vêm sendo publicados como referências na área da Medicina Veterinária”, assegura.

O Simparic complementa o grupo de produtos para dermatologia da empresa, que também possui uma plataforma dermatológica: o Excelência em Dermatologia, site gratuito onde os médicos-veterinários têm acesso a informações sobre dermatopatias e pesquisas de referência dermatológica.

1 comentário
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.
Marcela Milani 2 anos atrás
Gostaria de saber se durante a gestação tem alguma contra indicação?