Assine

Pela primeira vez, Concea cita zootecnistas em documento de silvestres

Orientação faz menção à condução de atividades de ensino e pesquisa

O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea, Brasília/DF) citou, pela primeira vez, o zootecnista em suas orientações sobre trabalhos envolvendo animais silvestres. A citação integra a Instrução Normativa nº 40, de julho deste ano. 

Os zootecnistas são mencionados no item 4 do documento, que discorre sobre as responsabilidades do pesquisador principal ou professor responsável. O ponto 4.11 explica: “Garantir a supervisão de médico-veterinário ou zootecnista e biólogo da instalação animal responsável por elas para monitorar os animais em suas áreas de competência, garantindo condições de saúde, de manejo e a qualidade de vida deles durante a sua utilização”. 

silvestresanimais
Para o vice-presidente da ABZ, Governo Federal
está abrindo espaço para a profissão (Foto: reprodução)

A instrução faz menção à condução de atividades de ensino e/ou de pesquisa científica envolvendo animais silvestres cativos alojados em instalações que não são ou não estão vinculadas a instituição de ensino e/ou de pesquisa científica quanto aos aspectos éticos relacionados ao manejo e bem-estar. 

Considerando que o Concea deve garantir que os animais vertebrados vivos utilizados em qualquer tipo de atividade de ensino e/ou de pesquisa científica tenham sua integridade e bem-estar preservados, a condução dos estudos com esses animais fora das instituições de ensino e/ou de pesquisa científica deve, obrigatoriamente, se adequar às normas do Concea e às demais regras aplicáveis. Essas informações são discorridas no documento. 

Para o vice-presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ, Brasília/DF), Cássio José da Silva, o fato da Instrução Normativa mencionar os zootecnistas significa que, aos poucos, o Governo Federal está abrindo espaço para a profissão, consolidada há 50 anos no mercado nacional.

Para conferir a instrução normativa na íntegra, clique aqui. 

Fonte: ABZ, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.