Assine

Pará desenvolve centro de reabilitação para animais silvestres

Estima-se que o local poderá atender até 10 mil animais por ano

A fim de auxiliar nos cuidados à fauna local, o Estado do Pará desenvolve o primeiro Centro Estadual de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestre (Cetras). Ação foi anunciada pelo titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida.

De acordo com o secretário, local será um marco para a região. “O Estado nunca teve uma estrutura como essa que planejamos. Atualmente, o Pará lida com os animais silvestres, sejam os apreendidos ou abandonados, com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), da Semas, de universidades e com a iniciativa de voluntários. Mas ainda sim, alguns animais são abandonados à própria sorte. Nós planejamos o Cetras para ser compatível com a possibilidade de atendimento de até 10 mil animais por ano”, explicou.

O local será sediado na Região Metropolitana de Belém e a conclusão das obras está prevista para o segundo semestre de 2021. Os detalhamentos técnicos já estão prontos e, a partir da decisão da CCA/PA, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) assinará Termo de Compromisso com a empresa, que executará os valores de maneira direta, com a supervisão do Estado, conforme prevê a Lei Estadual nº. 8.096/2015.

Passará a ser função do complexo recepcionar, identificar, triar, oferecer atendimento veterinário, reabilitar, destinar, soltar e monitorar animais silvestres do Estado, sejam eles apreendidos ou resgatados pelos órgãos gestores de fauna silvestre, ou ainda provenientes de entrega espontânea pela população.

Fonte: Agência Pará, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Nuvem de gafanhotos não impacta na saúde de animais e humanos

Tutores devem ficar atentos à saúde dos pets exóticos no inverno

Em período de quarentena, silvestres revisitam grandes centros 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.