Assine

OMV irá avaliar as terapias não convencionais por meio de grupo de trabalho

Ordem salienta que práticas são de responsabilidade dos profissionais

As terapias não convencionais estão sendo avaliadas pela Ordem dos Médicos Veterinários (OMV, Lisboa/Portugal) que visa analisar quais serão admissíveis de acordo com as situações clínicas do animal e com as bases cientificas. A declaração foi realizada em comunicado oficial publicado no site do instituto. Para tal processo, a ordem declarou que irá criar um grupo de trabalho. 

“Parece-nos ser óbvio que algumas práticas médicas não podem ser aceitas apenas porque são milenares ou tradicionais ou porque são baseadas em dados empíricos ou ensaios sem controle científico ou tratamento estatístico credível. O efeito placebo, que, muitas vezes, suporta algum aparente efeito, não pode ser confundido com eficácia clínica”, diz a ordem em sua declaração.

acupuntura_pet
As medidas são decorrentes das polêmicas em algumas
atividades como a acupuntura (Foto: reprodução)

O órgão também salientou que a utilização de práticas terapêuticas que não se incluem na definição do conselho, o médico-veterinário está sob sua estrita responsabilidade profissional. Contudo a ordem reforçou em sua declaração que é de entendimento conjunto do Conselho Diretivo e Conselho Profissional e Deontológico que a prática da medicina veterinária corresponde ao legítimo exercício baseado na evidência científica, em que é entendido como devido àquilo que é ligado à ciência e a prática do diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças.

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.