Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

ZOOTECNIA BRASILEIRA COMPLETA 50 ANOS DE REGULAMENTAÇÃO

ZOOTECNIA BRASILEIRA COMPLETA 50 ANOS DE REGULAMENTAÇÃO Atualmente, existem 119 cursos de Zootecnia ativos no País
Por Equipe Cães&Gatos
racaozootecnia-1543927504
Por Equipe Cães&Gatos

Atualmente, existem 119 cursos de Zootecnia ativos no País

Hoje, os 17,5 mil zootecnistas brasileiros comemoram os 50 anos de regulamentação da sua profissão no País. A Lei nº 5.550, publicada em 04 de dezembro de 1968, veio para dar segurança jurídica aos profissionais que, desde a década de 20, já atuavam nas mais variadas fases da produção animal, garantindo a segurança alimentar da população, o bem-estar dos animais e a sustentabilidade ambiental. 

Nesses últimos 50 anos, a Zootecnia avançou muito em todas as áreas, como no melhoramento genético animal, nutrição animal e na Zootecnia de Precisão, que utilizam recursos tecnológicos para obter as condições ideais de manejo. 

Os zootenistas são profissionais presentes nas indústrias de ração, buscando o constante aperfeiçoamento da nutrição animal. O zootecnista Mateus Paranhos é membro da Comissão de Bem-Estar Animal, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), e é referência no meio acadêmico pelos seus projetos de pesquisa e extensão em bem-estar animal no Brasil e em outros países da América Latina. 

Educação. Atualmente, existem 119 cursos de Bacharelado em Zootecnia ativos no Brasil. De acordo com a presidente da Comissão de Educação em Zootecnia, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Ana Cláudia Ambiel, é possível perceber o crescimento da criação de cursos de Zootecnia nas regiões mais extensas e menos populosas do País, partindo do centro para as regiões mais a norte e nordeste. 

“São localidades onde os cursos tendem a crescer para atender a demanda de uma nova geração emergente da população brasileira desejosa por educação e formação profissional, que permita a melhoria da sua condição de vida”, opina Ana. 

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.