Assine

Vencedores do 5º Prêmio de Pesquisa PremieRpet são contemplados

Evento aconteceu no restaurante Terraço Itália, em 30 de abril

Voltado para profissionais de Medicina Veterinária e Zootecnia, o 5º Prêmio de Pesquisa PremieRpet teve seus vencedores contemplados no dia 30 de abril, em um evento exclusivo no restaurante Terraço Itália, em São Paulo (SP). Entre cerca de 120 convidados estavam os participantes do prêmio, representantes das instituições de classe, acadêmicos de algumas faculdades, os principais expoentes na área clínica, parceiros da PremieRpet e formadores de opinião. 

O diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo – FMVZ-USP, José Antônio Visintin, considera fundamental a pesquisa acadêmica estar próxima do setor produtivo. “Isso porque, na Universidade, sabemos fazer pesquisa, gerar conhecimento, mas não temos as condições de aplicabilidade para transformar esse conhecimento em inovação e em riqueza para o nosso País. São os empresários, a indústria, os produtores que fazem esse trabalho muito bem. Por isso, essa proximidade é a melhor coisa do mundo para impulsionar o desenvolvimento”, afirma. 

Segundo Visintin, é fundamental que os alunos possam ter contato com a indústria para que conheçam a aplicação de pesquisas e vejam como acontece uma produção de alta qualidade. “Uma parceria como a da FMVZ-USP e da PremieRpet, por exemplo, favorece pesquisas de aplicação direta, de transformação direta. Sem falar na importância para a formação de recursos humanos”, completa. 

O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Dr. Mario Eduardo Pulga, destaca a importância da formação de veterinários com especialização em nutrição. “Por trás da melhora na saúde e qualidade de vida dos animais de estimação que temos acompanhado nas últimas décadas estão médicos-veterinários de alto nível, com formação especializada em nutrição animal, essenciais tanto para a pesquisa de novos produtos, quanto para um atendimento individualizado e de melhor qualidade”, diz. 

Incentivo ao conhecimento. Segundo a diretora de Planejamento Estratégico e Marketing Corporativo da PremieRpet, Madalena Spinazzola, o prêmio de pesquisa tem por objetivo incentivar a produção do conhecimento científico voltado para a nutrição de pequenos animais. “Acreditamos que é papel de todos os participantes do mercado fazer com que a nutrição assuma a importância que todos nós sabemos que ela tem para a promoção da saúde e do bem-estar dos pets. Por isso realizamos investimentos permanentes para fomentar a pesquisa e a inovação na área, o prêmio é uma dessas iniciativas”, explica. 

O evento promoveu uma homenagem aos três ganhadores e uma grande confraternização entre os presentes. Confira os vencedores do 5º. Prêmio de Pesquisa PremieRpet: 

1º lugar: Orientado: Doutoranda FMVZ/USP Vivian Pedrinelli; orientador: Prof. Dr. Marcio Antonio Brunetto; trabalho: Influência de parâmetros nutricionais e laboratoriais na sobrevida de cães com doença renal crônica; prêmio: uma viagem para participar do ACVIM Forum – The American College of Veterinary Internal Medicine, que acontece de 06 a 08 de junho, em Phoenix, Arizona – EUA. 

2º lugar: orientada: Dra. Mariana Porsani; orientador: Prof. Dr. Marcio Antonio Brunetto; trabalho: Percepção dos tutores frente à obesidade canina e associação com a condição corporal de seus cães; prêmio: participação no 40º CBA – Congresso Brasileiro da Anclivepa, que acontece de 16 a 18 de maio, em Brasília (DF).

3º lugar: Orientada: Dr. Thiago Henrique Annibale Vendramini; orientador: Prof. Dr. Marcio Antonio Brunetto; trabalho: Alimentação caseira versus alimentação comercial extrusada para cães: comparação de custos; prêmio: Kindle e e-book. 

Orientador vencedor. O responsável pela disciplina de Nutrição de Cães e Gatos na FMVZ/USP e Coordenador do Centro de Pesquisa em Nutrologia de Cães e Gatos - CEPEN PET, Prof. Dr. Marcio Antonio Brunetto, foi orientador de 11 dos 29 trabalhos inscritos no prêmio, desenvolvidos por pós-graduandos da FMVZ/USP, incluindo os três primeiros colocados desta edição. “É muito gratificante essa conquista, pois é algo muito difícil de se alcançar, especialmente porque os ganhadores são todos alunos do mesmo grupo. Isso só demonstra o comprometimento, a produtividade e o empenho de todos eles”, comemora. 

Todos os 29 trabalhos inscritos no 5º Prêmio de Pesquisa PremieRpet foram avaliados por uma comissão julgadora formada pela Dra. Cristiana Fonseca Pontieri e Dra. Juliana Toloi Jeremias, profissionais do Centro de Desenvolvimento Nutricional (CDN) e da PremieRpet, além de uma especialista convidada: Dra. Cecília Villaverde Haro, membro da European College of Veterinary and Comparative Nutrition. A metodologia utilizada garantiu o anonimato dos candidatos em todas as etapas da avaliação. A sexta edição do prêmio já está confirmada para 2020. 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.