Assine

Evento do CRMV-SP reúne e emociona médicos-veterinários

Programação foi marcada pelo lançamento de livro e de exposição fotográfica

Um evento regado à emoção, lembranças e valorização do trabalho dos pioneiros marcou as comemorações do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) ao Dia do Médico-veterinário e aos 50 anos de criação da autarquia federal. Realizada em São Paulo, a festividade reuniu mais de 300 pessoas, entre profissionais, funcionários e autoridades da Medicina Veterinária paulista. 

A programação contou com o lançamento do livro e da exposição fotográfica que contam a história do Regional, palestra de Leandro Karnal, homenagens e premiações. O evento aconteceu no teatro do Colégio Maria Imaculada e deu início à 3ª Semana do Médico-Veterinário, que, neste ano, tem o tema “MV+50: construindo, no agora, o futuro”. 

Os convidados e inscritos foram recepcionados pela exposição fotográfica, em que puderam saber mais sobre fatos que marcaram a trajetória do seu conselho profissional e, ainda, conhecer os médicos-veterinários que participaram das primeiras gestões do Conselho.

Na abertura da solenidade, o presidente do CRMV-SP, Mário Eduardo Pulga, ressaltou a honra em receber cada um dos presentes. “Preparamos esse momento durante todo o ano. Tudo foi pensado para homenagear a nossa classe”, declarou. 

História documentada. Pulga entregou ao presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida, um exemplar do livro “Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo: Uma trajetória de conquistas (1969-2019)”, lançando oficialmente o título que conta a história da autarquia, com base em pesquisas, no resgate de registros e de fotografias e em entrevistas com profissionais e funcionários que vivenciaram a criação e as diferentes fases do Regional.  

O historiador Leandro Karnal, palestrante da noite, levou os presentes a refletir sobre a importância da ética na conduta profissional para a sustentabilidade – conceito no qual o desenvolvimento social, econômico e ambiental ocorre em equilíbrio. “A ética, como a sustentabilidade, é o primeiro passo. O segundo é atualização e inovação. Às vezes, velhos métodos são muito mais eficazes. Mas é preciso se atualizar”, enfatizou Karnal, que se referiu à alta competitividade e dinamismo, exigidos, atualmente, de profissionais de todas as áreas. “O terceiro passo é você. É importante cuidar para ter um corpo funcional”, completou.

Premiações. Neste ano, o CRMV-SP promoveu os prêmios “Max Ferreira Migliano” (Clínica Médica Veterinária), “Paschoal Mucciolo” (Inspeção e Tecnologia de Alimentos) e “Hannelore Fuchs” (Comportamento Animal), este último em sua primeira edição. Os premiados foram, respectivamente, os médicos-veterinários João Pedro de Andrade Neto, José Cezar Panetta e Cristiane Schilbach Pizzutto. 

Além disso, para comemorar meio século de atuação, o Conselho preparou diversas ações, integradas pela campanha “Para a sociedade ter mais qualidade de vida, ela conta com este Conselho”. 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.