Assine

Comemoração: CRMV-SP realiza a 4ª Semana do Médico-Veterinário

Evento on-line foca o mercado no pós-pandemia e comenta desafios para a profissão

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) realizará a 4ª edição da Semana do Médico-veterinário (SMV), para celebrar o dia dos profissionais (09/09), de 08 a 11 de setembro. Os painéis serão on-line e abordarão não apenas os entraves trazidos pela pandemia de Covid-19, mas as oportunidades que o momento representa.

“Diante dos desafios, profissionais e empresas da Medicina Veterinária têm diversas possibilidades de crescimento. É preciso atenção e visão estratégica para aproveitá-las”, frisa o presidente do CRMV-SP, médico-veterinário Mário Eduardo Pulga.

A 4ª SMV está alinhada a duas campanhas realizadas pelo Regional no 1º semestre: “Cuidando de quem cuida” – com publicações sobre saúde física, emocional e financeira, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal –, e a “Tem sempre um médico-veterinário cuidando de você” – com material cujo foco foi a valorização dos profissionais nas variadas frentes de atuação.

Assim como as campanhas, a SMV aproveita este período de mudanças cruciais para fomentar diálogos que vão na direção do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número três da Organização das Ações Unidas (ONU): “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades”.

Para aproveitar as oportunidades e driblar os desafios, o cenário requer bom planejamento e preparo multidisciplinar. “Além dos pilares básicos – boa formação, especialização e certificações –, o profissional deve buscar habilidades humanísticas e de gestão que agreguem visão estratégica e boa comunicação”, frisa Pulga.

Neste sentido, dois dos painéis da 4ª SMV trarão discussões sobre o que deve ser prioridade quando os assuntos são carreira profissional, negócios, comunicação assertiva e inteligência emocional para lidar com a nova realidade de mercado e de relações sociais.

Protocolos sanitários exigem rigor. A necessidade de investir nessas habilidades não significa que o aspecto técnico ficou em segundo plano. Pelo contrário. Com o risco de contaminação pelo Sars-Cov-2, os protocolos sanitários foram intensificados.

“Essas condutas exigem um rigor que já deveria ser uma preocupação dos médicos-veterinários, como agentes de saúde que são”, enfatiza o diretor do Grupo de Estudos de Medicina Veterinária Intensiva da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), Rodrigo Rabelo, que participará do painel da SMV sobre protocolos sanitários.

Diante dessas demandas de diferentes naturezas, novas necessidades se apresentam, também, às instituições que atuam junto aos setores da Medicina Veterinária. As entidades precisarão reavaliar diretrizes continuamente, a fim de identificar condutas inovadoras, prezando pela ética e profissionalismo. Por isso, a 4ª SMV contará, ainda, com um painel sobre as novas perspectivas para a Medicina Veterinária enquanto classe profissional. A conversa será em torno dos impulsos de aperfeiçoamento gerados por este ambiente de transformações aceleradas.

Clique aqui para conferir a programação da 4º Semana do Médico-veterinário, no site do CRMV-SP, e se inscreva nos painéis.

Fonte: CRMV-SP, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

CRMV-BA promove campanha de doação de alimentos a animais

Estudos apontam que Saúde Única pode evitar futuras pandemias

Vetnil inicia período de indicações ao prêmio Veterinário do Ano

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.