Assine

A etiologia da HEC-Piometra ainda não está completamente elucidada

Diagnóstico é obtido por meio da anamnese, exames físico e complementares

A síndrome hiperplasia endometrial cística – Piometra (HEC-Piometra) é uma desordem uterina, considerada a mais frequente e importante na espécie canina. É definida pelo acúmulo de secreção pio-sanguínea no lúmen uterino, manifestando-se durante ou imediatamente após a fase de diestro do ciclo estral. 

Em literatura especializada, a HEC-Piometra é classificada de duas maneiras distintas, de acordo com a patência do colo uterino ou cérvix ou segundo as lesões histológicas do tecido uterino. A primeira classificação distingue-se entre piometra de cérvix aberta (presença de descarga vaginal) ou fechada (ausência de descarga vaginal). Na caracterização histológica, define-se como lesões independentes: HEC-mucometra (HEC moderada, HEC severa e mucometra) e endometrite-piometra (endometrite, piometra hiperplásica e piometra atrófica). 

A etiologia da síndrome HEC-Piometra não está totalmente elucidada, mas sabe-se que há relação entre a imunossupressão causada pela ação da progesterona em ciclos reprodutivos repetitivos e a virulência do agente causal. O principal agente microbiológico é a Escherichia Coli, isolada em mais de 70% dos casos, a partir, principalmente, da via de contaminação ascendente, com origem no trato urinário inferior e genitália externa. 

A piometra afeta, principalmente, cadelas não castradas, geralmente acima de 10 anos de idade, além da predisposição racial (golden retrivier, rottweiler e schnauzer miniatura). Alguns fatores predisponentes tais como pseudociese, idade ao primeiro cio, intervalo entre períodos de cio, hormonioterapia, infecção urinária prévia e neoplasias mamárias não foram comprovados cientificamente. 

Leia o artigo completo na edição de março da C&G VF. Acesse já

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.