Assine

Marca de cerveja e ONG se unem para divulgar a adoção de cães

Ideia teve como foco mudar o olhar dos possíveis tutores aos animais adultos

Wellington Torres, em casa

wellington@ciasullieditores.com.br

As Organizações Não Governamentais (ONGs) possuem um papel muito importante na busca pelo bem-estar de cães e gatos que são encontrados em situação de rua. No entanto, para manter tais instituições em funcionamento, como também divulgar a adoção dos animais, se faz necessário o aporte externo, como o realizado pela cervejaria Lagunitas Brewing Company.

abandonado
Estima-se que no Brasil o número de animais em situação
de abandono esteja em 30 milhões (Foto: reprodução)

Com sua recente chegada em território brasileiro e por meio da cerveja IPA, a companhia tem auxiliado duas ONGs brasileiras, a Amigos de São Francisco e a Natureza em Forma. E, diferente do que se possa imaginar, tal posicionamento é um reflexo de toda a história da marca, que, segundo a agência de comunicação responsável por ela no Brasil, está ligada à fundação da mesma, datada de 1993.

“Desde a sua fundação, na cidade de Petaluma, na Califórnia, a marca realiza diversos eventos em prol de ONGs de animais e, por aqui, entendemos a importância de promover ações que visem valorizar e proteger animais, principalmente os cães. Além de dar suporte para ONGs que são parceiras da marca e que acreditamos no trabalho que vem sendo feito há muitos anos”, explicou a Agência Lema.

A mais recente iniciativa da marca, a campanha de Donate the Logo, ocorreu em colaboração com a ONG Amigos de São Francisco. Na ação, o rótulo comum da cerveja foi substituído por imagens e informações dos cães disponíveis para adoção, com o intuito de viabilizar e potencializar a prática. As garrafas personalizadas, produzidas em número seleto, cerca de 300 unidades, foram distribuídas a influenciadores digitais.

post
O perfil @sp24hrs foi um dos que receberam a
cerveja IPA com o rótulo especial  (Foto: reprodução)

De acordo com a agência, foi levado em consideração que os índices de adoção diminuíram consideravelmente devido à Covid-19.  “Por isso, mobilizamos a SUNO, uma das nossas agências, para a produção das imagens e aplicação nos rótulos”, contou.

E, para compreender o quão importante é esse tipo de iniciativa, entramos em contato com a Amigos de São Francisco , que nos contou como ocorreu essa parceria e o que ela tem gerado de positivo na adoção dos cães.

Segundo a voluntária Stéphanie Schürmann, essa recente parceria com a Lagunitas também visou ampliar a movimentação do site da ONG, o que, de acordo com ela, é a plataforma de comunicação de maior força nas adoções. O que rendeu um novo recorde positivo para a causa animal.

“Agora em maio, fechamos o mês com o maior número de adoções que já tivemos na história da ONG, foram 71 adoções. Chegamos num ponto em que zeramos os números de filhotes, pela primeira vez”, contou, complementando que o cenário atual, acerca da pandemia, e o posicionamento contínuo da Organização no Instagram também foram responsáveis pelo número.

No que se refere à escolha dos animais que estamparam as garrafas, a ONG deu preferência àqueles que estão a mais tempo com o grupo. “Focamos, também, nos perfis que muitas pessoas enxergam como animais não doáveis, seja pela idade, cor e estatura”, contextualizou, complementando que alguns animais desses grupos estão aos cuidados da ONG desde o seu início, em 2012.

E, para seguir desmistificando esse comportamento, a Amigos de São Francisco tem elaborado uma campanha no Instagram com o #somosadotáveis. “Nela, nós contamos quanto tempo cada animal está na ONG e como é o comportamento do mesmo. Essa ideia está muito ligada ao preconceito das pessoas, por isso, seguimos tentando mudar esse olhar sobre os cães adultos”, explicou.

Entretanto, a ONG deixa muito claro que, após a solicitação para adotar um animal que esteja sob seus cuidados, é realizado o processo de adoção responsável, onde o indivíduo necessita passar por um processo de seleção, com entrevista e, se viabilizado, um processo de pós-adoção também é realizado.

Para conhecer mais da Amigos de São Francisco, acesse o Instagram e o site oficial da ONG. 

Confira mais alguns rótulos em nossa galeria:

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.