Assine

Gatos castrados necessitam de cuidados especiais

Obesidade e formação de cálculos urinários são preocupações

Msc MV Luciana Peruca

Coordenadora de comunicação científica

Royal Canin do Brasil

O estilo de vida do gato está se tornando mais urbano e sedentário. Além disso, a castração é um procedimento cada vez mais adotado, uma vez que apresenta vantagens representativas. Dentre os pontos positivos da esterilização estão: aumento da expectativa de vida (2 vezes maior que em gatos não castrados), maior proximidade com o tutor, menor risco de brigas, redução na marcação de território e diminuição dos riscos de doenças. Porém, algumas consequências do procedimento exigem cuidados especiais com o felino, entre elas: o aumento do risco de obesidade (3,4 vezes maior que em gatos não castrados) e da formação de cálculos urinários.

O ganho de peso pode ocorrer após a castração devido às alterações metabólicas decorrentes do procedimento, dentre elas: diminuição da necessidade energética diária, redução da atividade física e aumento significativo do consumo voluntário de alimento (Scarlett, 1994). Com isso, a adequação do tipo de alimento e do manejo alimentar se faz necessária a fim de evitar o ganho de peso.

gato-1507553800

A escolha de um alimento específico e o fornecimento adequado desse produto auxiliam no tratamento desses animais (Foto: reprodução)

Após a castração o gato requer um alimento com um teor energético de moderado a baixo, redução de gordura e nível de moderado a alto de proteína e fibra. O alimento úmido é uma excelente opção para gerar saciedade ao animal. Nesse tipo de alimento há um elevado teor de água que promove a diluição energética e, consequentemente, contribui com a menor ingestão de energia pelo animal. O aumento de ingestão hídrica também contribui para a diminuição do risco de formação de cálculo urinário.

Além do tipo de alimento específico ao gato castrado, deve-se adequar o manejo alimentar. Fracionar a quantidade diária de alimento indicada na tabela de racionamento do produto industrializado em pelo menos 4 refeições contribui para a saciedade e, portanto, diminui o hábito, muito frequente após a castração, de súplica por alimento.

A escolha de um alimento específico e o fornecimento adequado desse produto auxiliam na manutenção do peso e saúde do gato castrado, contribuindo para a sua qualidade de vida e longevidade.

REFERÊNCIA BILBIOGRÁFICA

SCARLETT, J.M. et al. Overweight cats: prevalence and risk factors. Int J Obes Relat Metab Disord,1:S22-8,1994.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.