Assine

Filhotes precisam de dieta rica em cálcio, fósforo, proteína e gordura

O leite materno é fundamental para o animal nos primeiros meses de vida

Os filhotes são pequenos, frágeis e precisam de bons alimentos para crescerem fortes e saudáveis e isso exige muito cuidado e dedicação do tutor. Como lembrado pelo veterinário da Max e gerente Técnico Nacional da Total Alimentos (Três Corações/MG), Marcello Machado, os recém-nascidos precisam de alimentos ricos em cálcio, fósforo, proteínas e gorduras para que tenham o desenvolvimento ósseo adequado e cresçam com saúde. 

leitefilhote
Oferecer leite de vaca para cães pode
causar diarreia (Foto: reprodução)

O leite materno e o contato com a mãe são fundamentais para o filhote nos primeiros meses de vida, mas, após 28 dias do nascimento, o pet precisa ingerir outro tipo de alimento. “Filhotes de quatro a oito semanas de vida já precisam se habituar, gradativamente, a uma nova forma de se alimentar, por isso é indicada a papinha de desmame, um alimento semissólido que serve como transição do alimento úmido para o seco”, pontua Machado. 

Se o pet provém de grandes ninhadas está em recuperação ou perdeu a mãe, pode precisar substituir o leite materno. “O ideal é que, quando há necessidade, o leite da mãe seja substituído por outro com concentrações similares ao da cadela”, afirma. 

Ainda de acordo com o veterinário, oferecer leite de vaca para cães pode causar diarreia: “Cães têm dificuldade para digerir lactose, oferecer leite comum pode causar bastante mal-estar a eles”, frisa e dá algumas indicações para essa fase da vida do animal: Max Milk, que é substituto do leite materno. “É rico em proteínas e gorduras para satisfazer as necessidades energéticas do pet, com probiótico, cálcio e fósforo para um desenvolvimento ósseo, sem lactose e, ainda, rico em vitaminas A, D, E, minerais quelatados e antioxidantes naturais”, descreve.

Também há a opção Max Papinha Desmame, com equilíbrio de cálcio e fósforo, palatabilidade de fácil aceitação entre os filhotes, enriquecido com vitaminas A, D e E e possui a vantagem de preparo instantâneo. 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.