Assine

Atrofia progressiva de retina pode ser herdado ou por uso remédios

Gatos são, facilmente, acometidos pela doença. Por isso, é preciso atenção

Por ser um animal predador, os olhos do gato são as suas ferramentas para a caça, hábito que herdou dos antepassados que viviam na natureza. 

Mas são esses mesmos olhos que devem ser sempre observados por você, médico-veterinário. Gatos, assim como os cães, podem desenvolver doenças oftalmológicas. 

Segundo a médica-veterinária, especializada em Medicina Felina, proprietária Clínica Felinos da Granja - Medicina Felina Especializada (Cotia/SP) e Clínica Veterinária Recanto Felino (Guarulhos/SP), Rosemeire Yoshida, a incidência de doenças oftalmológicas em felinos causadas por doenças virais e bacterianas é relativamente alta e mais comum na clínica de felinos. “Entretanto, doença como atrofia progressiva da retina (APR) tem incidência alta em cães, e quando acomete gatos, tem predisposição em algumas raças específicas como nos abissínios, siameses, somali e persa”, afirma Rosemeire. 

A profissional comenta, também, que a causa da atrofia progressiva de retina poder ser hereditária e é mais provável acometer animais da raça persa, abissínio, somali e siamês. “Há estudos que indicam a possibilidade da APR ser causada pelo uso de medicamento como a enrofloxacina, em doses altas, e de uso prolongado, causando retinopatia tóxica”, expõe. 

Leia a reportagem completa na edição de julho da C&G VF. 

olhoporolho
Conteúdo está disponível, na íntegra, na edição nº 227,
em revistacaesegatos.com.br (Foto: C&G VF)

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.