Assine

Animais com olhos brancos necessitam de consulta veterinária

Doenças que esbranquiçam os olhos dos pets podem causar cegueira

Nem sempre uma camada esbranquiçada nos olhos dos pets pode significar catarata. São diversas as causas de opacidade e elas podem levar o animal à cegueira. Por isso, mesmo assim, é importante identificá-las o quanto antes. 

De acordo com o oftalmologista veterinário, proprietário da Vetweb Oftalmologia Veterinária (Curitiba/PR), João Alfredo Kleiner, a coloração branca nos olhos pode indicar alterações oculares inflamatórias: as uveítes; aumento da pressão intraocular, o glaucoma; distrofias ou degenerações da córnea e outras doenças que provocam edema corneano, ou seja, acúmulo de líquido no estroma da córnea. “A catarata em estágios mais avançados, também, pode ocasionar uma ‘mancha’ branca dentro dos olhos”, diz. 

As uveítes são tratadas clinicamente, com uso de medicamentos específicos para controlar a inflamação ocular e também a causa base desta. Distrofia e degenerações podem ser tratadas clínica ou cirurgicamente, assim como o glaucoma. “Se temos um edema corneano severo ou opacidades corneanas que prejudicam a visão, o tratamento pode ser realizado por meio de cirurgias específicas da córnea, enxertos, ceratectomias, etc”, pontua o oftalmologista veterinário. 

Já a catarata pode ser de origem hereditária, nutricional, traumática ou secundária a doenças que alteram a homeostase intraocular, como diabetes, hiperadrenocorticismo, glaucoma e uveítes. “É uma das principais causas de cegueira nos animais”, alerta. 

Continue lendo a reportagem na edição de setembro da C&G VF. Clique aqui

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.